19.8 C
Dourados
sábado, 19 de julho de 2025

Senad destrói 14 toneladas de maconha que viriam para o Brasil

Numa segunda ação, quatro homens foram presos e mais duas toneladas de maconha foram apreendidas próximo a Salto del Guairá

Enquanto os centros de incursão que visam as fontes logísticas do tráfico de maconha permanecem ativos em Canindeyú, Amambay e San Pedro, outro bloco operacional está posicionado na área da RI 3 Corrales, em Caaguazú. Nessa área, as incursões em terras com cultivos ilícitos resultaram na destruição de 12.000 quilos da droga.

A operação foi acompanhada pelo promotor Fermín Segovia e levou à descoberta de uma área onde 3 hectares de maconha estavam sendo cultivados em vários estágios de crescimento. Toda a área foi erradicada.
Durante a patrulha, quase duas toneladas da erva seca também foram encontradas.

A triangulação operacional da SENAD nos departamentos de Canindeyú, Amambay e San Pedro faz parte da ofensiva contra fontes de financiamento de setores do narcotráfico ligados a estruturas criminosas na Argentina e no Brasil.

Mais apreensão

Senad prende quatro indivíduos e apreende duas toneladas de maconha escondidas entre alfafa, que poderiam estar vindo para o Brasil, em Canindeyu. O trabalho de inteligência realizado por agentes especiais do Departamento Regional nº 4 da SENAD em Saltos del Guairá, em coordenação com o promotor Abelino Bareiro, levou à interceptação de um carregamento com mais de duas toneladas de maconha escondida entre sacos de alfafa e grãos. O comboio – um caminhão com carga agrícola e uma van de apoio – estava em trânsito para a região de Saltos del Guairá.

Senad destrói 14 toneladas de maconha que viriam para o Brasil

Após realizar a vigilância, a delegação identificou os suspeitos como estando hospedados em um hotel em La Paloma. Ao saírem, foram interceptados e levados ao caminhão para inspeção, onde a droga foi encontrada escondida sob a carga legal.

Resultados do procedimento

Drogas apreendidas:

2.071,6 quilos de maconha prensada (165 pacotes + 3 sacos), com valor estimado no Brasil de aproximadamente US$ 300.000.

 Veículos apreendidos:

Caminhão Mercedes Benz Atego 1224/2008, matrícula AAHH654, de propriedade de Derlis González Franco (preso durante a operação).

Van Fiat Strada, matrícula AADT475.

 Outros elementos: 4 celulares; Dispositivo de internet via satélite Starlink; vários documentos.

 Presos: Pablo César Duarte Olmedo (Pedro Juan Caballero); Alberto Arce (San Pedro); Oscar Cecílio Franco Cabañas (Pedro Juan Caballero); Derlis González Franco (Pedro Juan Caballero) – dono do caminhão utilizado para transportar a droga.

Impacto

A apreensão representa um golpe de US$ 300 mil na cadeia financeira do tráfico transfronteiriço de drogas, reforçando a capacidade da SENAD de desmantelar rotas que ligam as áreas de produção ao mercado brasileiro.

Fonte: Senad PY

Leia também

Últimas Notícias