25.6 C
Dourados
quinta-feira, 8 de maio de 2025

Parceria Prefeitura/HU abre leitos de UTI para socorrer Hospital da Vida

A medida, que foi anunciada na manhã desta quinta-feira (8) pelo reitor da Universidade Federal da Grande Dourados, pelo superintendente do HU-UFGD e pelo prefeito Marçal Filho, será disponibilizada de forma imediata para desafogar o hospital municipal que possui pacientes que aguardam por leitos intensivos

Em uma ação emergencial para aliviar a superlotação do sistema público de saúde em Dourados, o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), vinculado à Rede Ebserh, disponibilizou cinco leitos de UTI adulto para dar suporte ao Hospital da Vida, que opera com todos os leitos de UTI ocupados. A medida foi anunciada na manhã desta quinta-feira (8), durante reunião técnica entre autoridades municipais e representantes da universidade.

O encontro ocorreu no HU-UFGD e contou com a presença do prefeito Marçal Filho, do secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, do reitor da UFGD, Jones Dari Goettert, e do superintendente do HU, Hermeto Macario Amin Paschoalick. Durante a visita, o prefeito conheceu a ala da UTI que será utilizada emergencialmente para atender pacientes em estado grave, sobretudo com síndromes respiratórias agudas.

Parceria Prefeitura/HU abre leitos de UTI para socorrer Hospital da Vida

O prefeito falou sobre o momento delicado da rede hospitalar municipal. “O município está enfrentando uma situação crítica, com pacientes aguardando vaga na UPA, na área vermelha do Hospital da Vida e em outras cidades da região”, ressaltou. “A sensibilidade e a prontidão da universidade em  fazer essa parceria são fundamentais neste momento”, afirmou Marçal Filho, ao agradecer o empenho conjunto das instituições.

Segundo o secretário Márcio Figueiredo, a parceria com o HU-UFGD é estratégica para salvar vidas. Ele explicou que dos 20 leitos de UTI no Hospital da Vida, 10 foram reservados exclusivamente para casos de síndrome respiratória, e todos estão ocupados. “Essa colaboração é um ganho imediato, pois temos fila de espera por leitos em diversas frentes, inclusive nos municípios vizinhos”, destacou.

Parceria Prefeitura/HU abre leitos de UTI para socorrer Hospital da Vida
Prefeito Marçal Filho, superintendente do HU-UFGD, Hermeto, e secretário de saúde Márcio Figueiredo na ala de UTI que dará suporte ao município

O superintendente do HU-UFGD, Hermeto Paschoalick, explicou que a decisão de ceder os leitos foi tomada em articulação com a Ebserh e a reitoria da universidade. “Nosso papel é contribuir com o sistema de saúde, principalmente em momentos de crise como este”, afirmou.

Marçal também ressaltou que, embora a medida ajude a amenizar a crise, não resolve completamente o problema da superlotação, lembrando que Dourados é referência para 34 municípios e uma população estimada em quase 1 milhão de pessoas, enfrentando escassez tanto na rede pública quanto na particular.

DIA D NESTE SÁBADO

Diante do aumento dos casos de síndromes respiratórias, que têm pressionado os leitos de UTI, a Prefeitura de Dourados também reforça a campanha de vacinação contra a gripe. O Dia D de vacinação será realizado neste sábado (11), das 7h às 17h, em todos os postos de saúde e no PAM.

O secretário de Saúde, Márcio Figueiredo, alertou para a baixa adesão do público prioritário, composto por idosos e crianças, que são os mais vulneráveis e têm contribuído significativamente para a sobrecarga hospitalar. “É fundamental que essas pessoas evitem ambientes aglomerados e se imunizem para reduzir o risco de agravamento”, recomendou.

Até o momento, das 43 mil doses recebidas do Ministério da Saúde, apenas 25 mil foram aplicadas em Dourados. O público-alvo da campanha inclui idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, indígenas, quilombolas, profissionais da saúde, professores, membros das forças de segurança e pessoas com comorbidades.

Além do Dia D, a vacinação segue disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, nas unidades básicas. Aos fins de semana, a imunização ocorre no PAM (7h às 17h) e na Seleta (7h às 22h).

Leia também

Últimas Notícias