Anúncio do governador Eduardo Riedel surpreende a expectativa; Latam estará disponibilizando voos de Dourados para o aeroporto paulista e passagens já podem ser adquiridas
Na sexta-feira (9), o governador Eduardo Riedel (PSDB) surpreendeu ao anunciar que Dourados terá voos da Latam a partir de setembro, partindo do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A medida é um importante avanço na infraestrutura de transporte da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.
Segundo o governador, os voos serão operados pela Latam e o início das operações está previsto para o dia 8 de setembro. “A Latam anunciou mais dois voos para Bonito e três aqui para Dourados, mediante uma negociação tributária”, disse Riedel, explicando que a concessão de benefícios fiscais foi fundamental para atrair a companhia aérea ao Estado.
Além da Latam, o prefeito Marçal Filho tem mantido tratativas com a Gol Linhas Aéreas e a Azul Linhas Aéreas para ampliar a conectividade da cidade. Recentemente, em reunião com diretores da Azul em São Paulo, o prefeito recebeu a confirmação de que a companhia retomará suas operações em Dourados assim que a pista do aeroporto for homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) .
A reabertura do aeroporto é um marco significativo para a aviação regional após quase quatro anos de interrupção das operações comerciais e promete impulsionar o desenvolvimento econômico e o turismo na região. Em março de 2025, a pista foi oficialmente entregue pelo governador Riedel e ministros do Governo Federal, quando foi assinada a licitação para a construção de um novo terminal de passageiros e cargas, orçado em R$ 39 milhões.
Já no sábado, durante a abertura oficial da 59ª Expoagro, no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, Eduardo Riedel confirmou que Dourados terá voos comerciais regulares para Guarulhos (SP) a partir de setembro, marcando um bom avanço na infraestrutura de transporte da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.
Riedel defendeu a política de incentivos como estratégia para estimular o desenvolvimento. “Para aqueles que criticam muitas vezes a situação tributária, eu sou um defensor e coloco isso claramente, porque você pensar em ganhar algo que você não tem é muito melhor ter, porque a consequência daquele investimento é o que vai dar o resultado para o Estado. Então os passageiros vindo e indo, a movimentação econômica é que gera o resultado, não o pagamento direto daquele tributo”, argumentou.
Por sua vez, o prefeito de Dourados, Marçal Filho, destacou os esforços realizados pela administração municipal desde o início de sua gestão. “Nós demos passos importantes desde o nosso primeiro dia de mandato. Fomos à Azul, fomos à Gol, fomos ao ministro dos portos e aeroportos, tivemos na Infraero e hoje o anúncio do governador da vinda da Latam. O governador já me deu carta branca em relação à conversa que eu tive com a Gol, que a Gol estava fazendo uma única exigência, que dependia do nosso governador, e ele já deu essa carta branca, então é uma garantia de que a Gol também vem para cá”.
Questionado sobre o andamento da homologação da pista, Marçal explicou que ainda há trâmites em curso. “A Infraero agora está começando a licitação do EPTA (Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo), que é a sala rádio fundamental para que os voos comerciais retornem. Então nós temos uma licitação de pelo menos 3 meses para que haja o final dessa licitação, enfim, e aí nós temos a vistoria da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e do DECEA (Departamento de Controle Aéreo), que é ligado à Força Aérea Brasileira. Nós temos ainda essas burocracias”.