21.8 C
Dourados
quinta-feira, 17 de julho de 2025

Prefeitura entrega mais 75 títulos de propriedade e anuncia outras 250 escrituras

Famílias beneficiadas nessa etapa residem nos bairros Jardim Ibiza e Rouxinol e se somam às outras 130 famílias que receberam as escrituras no final do mês de março; na próxima segunda-feira, os títulos chegam para 250 moradores do bairro Santa Felicidade

A Prefeitura de Dourados entregou na noite desta quarta-feira (16) mais 75 títulos de propriedade às famílias dos bairros Jardim Ibiza e Rouxinol, elevando para 205 o números de escrituras entregues pelo prefeito Marçal Filho neste início de governo. Na próxima segunda-feira (21), mais 250 títulos de propriedade serão entregues às famílias do bairro Santa Felicidade, dentro do programa de regularização fundiária desenvolvido através do Programa Dourados Moradia Legal, criado para levar segurança jurídica e dignidade a milhares de famílias que vivem em áreas ainda não regularizadas.

A ação é fruto da parceria entre a Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Habitação de Interesse Social (Agehab), o Governo do Estado e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio do Programa Lar Legal. Dezenas de pessoas compareceram à cerimônia, que foi realizada na Escola Municipal Iria Lucia Wilhelm Konzen, localizada no Parque do Lago II, reunindo o prefeito Marçal Filho, o diretor-presidente da Agehab, Éder Felipe Souza Lima, a vice-prefeita Gianni Nogueira e os vereadores Jânio Miguel, Pedro Pepa, Dalton Ribeiro, Dill do Povo e Isa Marcondes, além do deputado estadual Zé Teixeira.

Durante a solenidade de entrega das escrituras, o prefeito Marçal Filho lembrou que na assinatura da ordem de serviço para reforma do telhado do refeitório da Escola Municipal Rosa Câmara, na manhã da quarta-feira (16), encontrou uma pessoa que trabalha na escola e ela o abraçou e disse, com muita alegria, que ainda morava na casa que a Rádio 94 FM havia sorteado para ela há mais de 15 anos. “Eu não me lembrava mais, porque durante vários anos, através da 94 FM, a gente sorteava todos os anos uma casa”, contou Marçal. “Perguntei se ela não havia vendido a casa e ela falou que não, de forma nenhuma, que continuava morando no imóvel até hoje e que estava feliz porque recebeu a propriedade com a escritura”, continuou o prefeito. “É isso que eu vejo em vocês aqui hoje, vocês vão receber a escritura, terão a propriedade e não irão vender a casa de vocês”, enfatizou Marçal Filho.

O prefeito destacou a importância da entrega da escritura às famílias. “Essa coisa de deixar de ser apenas o dono de fato, para ser o dono de direito; para ter um documento mesmo; para ter a identidade que dá direito a vocês de serem proprietários”, ressaltou. “Então, eu creio que esse é um momento muito feliz para cada um de vocês, um momento de alegria e o que vocês estão vivendo é indescritível porque nada melhor do que ser dono do seu próprio lar, da sua própria terra e tenho priorizado muito, na administração, o atendimento às pessoas que precisam regularizar suas moradias”, completou Marçal Filho.

Ainda na sua fala, o prefeito ressaltou que determinou que a Agehab seguisse fiel ao slogan da Administração, que é “Cuidar com Amor e Construir com Trabalho” uma vida melhor para as pessoas. “Sou o prefeito de todos os douradenses, mas meu trabalho prioritário é voltado para as famílias que mais necessitam do poder público”, afirmou. “Não é fácil esse trabalho. Eu estou há 6 meses e 16 dias no governo e tenho a sensação que já estou na prefeitura há 10 anos, do tanto de trabalho que fizemos nesses primeiros meses e de tudo que ainda temos para fazer”, completou Marçal Filho.

O prefeito também falou sobre os desafios superados no primeiro semestre de gestão. “É um absurdo o tanto que nossa cidade estava abandonada, largada, com o posto de saúde caindo aos pedaços, as escolas caindo aos pedaços, as ruas tomadas por buracos”, enumerou. “Eu não tinha noção do tamanho do estrago que fizeram em nossa Dourados, mas estamos levantando isso e a população está sentindo isso”, continuou. “Só não enxerga as melhorias quem não quer, mas basta andar por Dourados para sentir que agora a cidade tem comando, agora tem prefeito, agora tem administração e gestão de verdade, e não mais aquela sensação de que não tinha ninguém no comando dessa nave”, completou Marçal.

TRABALHO DE EQUIPE

Ainda durante a solenidade de entrega dos títulos de propriedade, o prefeito Marçal Filho destacou o trabalho que sua equipe de governo vem realizando e a parceria com os políticos que têm compromisso com Dourados. “Como já dizia um poeta, sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto, é realidade. E eu sonho isso junto com os nossos vereadores, com nossos deputados estaduais e federais, com nossos senadores e com nosso governador”, enfatizou. Como tem feito em todas as solenidades prestigiadas por autoridades, o prefeito fez questão de citar cada vereador presente na entrega de títulos de propriedade e destacou a presença do deputado Zé Teixeira.

Sobre a equipe de governo, o prefeito voltou a enfatizar que a escolha do secretariado seguiu critérios técnicos. “Ninguém impôs nome nenhum para secretário, a minha equipe foi escolhida pela técnica porque cada um entende da área em que atua e Éder (diretor-presidente da Agehab) tem vivência na área de habitação e está trazendo resultados Dourados”, afirmou Marçal Filho. “Nós estamos começando o primeiro programa de desfavelamento de Dourados, estamos pegando um lugar que hoje é uma favela e vamos transformar em casa de alvenaria, com asfalto, iluminação pública, muro, calçada, saneamento básico, mudando a vida de 100 famílias”, comemorou o prefeito. 

Ao final da fala, Maçal Filho ressaltou o tempo que as famílias beneficiadas na noite de quarta-feira esperam pela escritura dos seus imóveis. “Eu queria saber o seguinte: quem está esperando essa regularização fundiária, esse título, há mais de 5 anos? Quem está esperando há mais de 10 anos? Quem está esperando há mais de 15 anos? Mais de 20 anos?”, questionou. “Olha que momento histórico, pessoas 20 anos esperando e terei o prazer de entregar pra vocês esse título”, celebrou. “Que Deus abençoe cada um de vocês e que todos comemorem o direito de receber a escritura do seu lar”, finalizou Marçal Filho.

Leia também

Últimas Notícias