Vítimas tiveram suas contas de Gmail e WhatsApp clonadas; autores aplicam novos golpes, inclusive solicitando transferências via PIX a contatos das vítimas
O delegado Bruno Carlos dos Santos, da Delegacia de Polícia Civil de Vicentina/MS informou a reportagem do site MS News que somente nesta segunda-feira, dia 11 de agosto de 2025, foram registrados 11 casos de estelionato praticados por meio eletrônico, nos quais criminosos se passaram por amigos e familiares das vítimas, enviando mensagens e solicitando o envio de um código de “recuperação de aplicativo”.
Ao fornecerem esse código, as vítimas tiveram suas contas de Gmail e WhatsApp clonadas, permitindo que os autores aplicassem novos golpes, inclusive solicitando transferências via PIX a contatos das vítimas.
Em vista disso, Polícia Civil está alertando a toda a população para que nunca forneça códigos recebidos por SMS ou aplicativos de mensagem a terceiros, mesmo que se identifiquem como conhecidos ou familiares. Também orienta que nunca sejam realizadas transferências de valores, especialmente via PIX, sem antes confirmar pessoalmente com o solicitante.
A orientação é para que em caso de dúvida, encerre o contato e procure a pessoa por outro meio seguro. As investigações estão em andamento para identificar e responsabilizar os autores.
A colaboração da população é fundamental. Qualquer informação pode ser repassada à Polícia Civil pelo telefone (67) 9 9286-9703 ou pessoalmente na Delegacia de Vicentina.
Fonte: MS News