34.7 C
Dourados
sexta-feira, 12 de setembro de 2025

SENAD e CODI eliminam 60 toneladas de maconha em Canindeyú

Agentes especiais da SENAD, por meio do Departamento Regional Nº 4, de Saltos del Guairá, juntamente com membros do Comando de Operações de Defesa Interna (CODI) – Subárea de Pacificação Nº 5 e com o acompanhamento do Ministério Público, realizaram uma operação estratégica em Colônia Nueva Durango, distrito de Villa Curuguaty, Departamento de Canindeyú.

A intervenção foi liderada pelo promotor antidrogas Juan Benegas e obteve como principais resultados a destruição de uma pista de pouso clandestina de 800 metros que era utilizada como parte da logística aérea do tráfico de drogas; 20 hectares de maconha também foram destruídos, sendo o equivalente a cerca de 60 toneladas de drogas em seu estado natural; 210 quilos de maconha picada; eliminou ainda cinco acampamentos precários desmontado; e apreendeu um rifle calibre .22. No total, foram retirados de circulação 60.210 quilos de maconha, cujo valor no mercado brasileiro é estimado em mais de 9 milhões de dólares.

A operação mostra que a área funcionava como um ponto estratégico para o crime organizado, onde convergiam estruturas produtivas e logística aérea. Com essas ações, o Estado paraguaio reafirma seu compromisso com a proteção do território e a defesa da soberania nacional.

Leia também

Últimas Notícias