Agentes especiais da SENAD, por meio do Departamento Regional Nº 4, de Saltos del Guairá, juntamente com membros do Comando de Operações de Defesa Interna (CODI) – Subárea de Pacificação Nº 5 e com o acompanhamento do Ministério Público, realizaram uma operação estratégica em Colônia Nueva Durango, distrito de Villa Curuguaty, Departamento de Canindeyú.
A intervenção foi liderada pelo promotor antidrogas Juan Benegas e obteve como principais resultados a destruição de uma pista de pouso clandestina de 800 metros que era utilizada como parte da logística aérea do tráfico de drogas; 20 hectares de maconha também foram destruídos, sendo o equivalente a cerca de 60 toneladas de drogas em seu estado natural; 210 quilos de maconha picada; eliminou ainda cinco acampamentos precários desmontado; e apreendeu um rifle calibre .22. No total, foram retirados de circulação 60.210 quilos de maconha, cujo valor no mercado brasileiro é estimado em mais de 9 milhões de dólares.
A operação mostra que a área funcionava como um ponto estratégico para o crime organizado, onde convergiam estruturas produtivas e logística aérea. Com essas ações, o Estado paraguaio reafirma seu compromisso com a proteção do território e a defesa da soberania nacional.