24.2 C
Dourados
sábado, 23 de agosto de 2025

Falso técnico de informática é preso por extorquir vítimas com fotos íntimas em Itaquiraí

Uma ação coordenada pelo Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul (MPMS) em Itaquiraí, levou à prisão um falso técnico de informática. A operação “Cyber Fake”, em como principal objetivo combater crimes cibernéticos que envolvem, principalmente, extorsão sexual, estelionato digital e a posse de material pornográfico infantojuvenil.

Uma denúncia de uma vítima do preso levou ao início da operação quando ela relatou estar envolvida na armadilha virtual. Ela contou ter sido abordada por uma pessoa que possuía um perfil falso em redes sociais e, induzida a enviar fotos íntimas, passando então a ser ameaçada com a exposição pública do material enviado. Em vista disso, as autoridades resolveram investigar mais a fundo as atividades desse criminoso.

As investigações realizadas pela equipe do MPMS revelaram que o falso técnico de informática utilizava perfis falsos e identidades digitais fictícias para se disfarçar, com o intuito de manipular as vítimas e obter vantagens ilícitas

Durante a operação Cyber Fake, os agentes cumpriram dois mandados de busca e apreensão em endereços relacionados ao suspeito, além de efetuar sua prisão preventiva. As autoridades descobriram um grande número de vítimas em diferentes estados do Brasil. Entre elas, estavam também adolescentes, evidenciando a gravidade da situação e a necessidade urgente de medidas de prevenção e orientação a respeito dos perigos do ambiente virtual. O MPMS alerta que, com o crescimento das interações online, aumenta a vulnerabilidade das pessoas a esse tipo de crime, que pode arruinar vidas e causar traumas duradouros.

Leia também

Últimas Notícias