No âmbito das ações de segurança do projeto RUTA de la SOBERANÍA e dentro da operação FRONTERA LIMPIA 01, Agentes Especiais do Departamento Regional Nº 1 – Pedro Juan Caballero da SENAD, com o apoio das Forças Especiais e acompanhados pela Agente Fiscal Rossana Coronel, realizaram uma incursão em uma propriedade rural no Cerro 21, distrito de Capitán Bado, com o objetivo de erradicar e confiscar plantações de maconha perto da linha internacional, antes do início das obras rodoviárias no trecho PJC – Capitán Bado
Durante o procedimento, foram apreendidos:
90 pacotes de maconha picada a vácuo, com um peso total de 46,8 kg. Esta variedade de maconha tem um valor de marketing muito maior do que a convencional, chegando a cerca de 2.000 dólares por quilo.
Uma balança eletrônica, documentos e equipamentos diversos, um forno desidratador elétrico e uma motocicleta Star 150 cc (placa 857AACO).
Além disso, 1 hectare de plantações em fase de crescimento foram erradicados e 720 kg de maconha picada em sacos (tipo gambá) foram incinerados.
Estima-se que, somando-se a maconha apreendida e erradicada, foi possível tirar de circulação cerca de 4 toneladas de maconha, o que representa uma perda econômica de aproximadamente 600.000 dólares no mercado de destino no Brasil.
Nenhuma prisão foi feita durante a operação.
Essas ações representam mais um passo na luta contra o narcotráfico nas áreas rurais, fortalecendo o projeto RUTA de la SOBERANÍA.