Em uma incursão aérea, terrestre e fluvial, os Agentes Especiais da SENAD, por meio do Departamento Regional Nº 4 de Saltos del Guairá, com o apoio do Comando de Operações de Defesa Interna (CODI) e em coordenação com o Ministério Público, desmantelaram um gigantesco esquema de produção, estocagem e distribuição de drogas baseado nas margens do rio Jejui-mi. na cidade de Villa Ygatimí, Departamento de Canindeyú
A operação, batizada de “RAINHA”, tinha como objetivo atingir a estrutura de drogas que, segundo a inteligência, mantinha vínculos com a organização liderada pela mulher conhecida como “Selva Hu”, presa há algum tempo, mas cujo aparato criminoso continuava operando na fronteira.
Resultados do procedimento
Durante a intervenção, mais de 9.600 quilos de maconha foram destruídos em diferentes etapas de produção e prensagem, além de 200 quilos de sementes e 20 quilos de haxixe. Além disso, foram desmontados 17 acampamentos precários com infraestrutura para a fabricação de medicamentos e 6 prensas rústicas usadas para compactar os embarques.
Também foram apreendidos um barco com motor de popa, 8 motocicletas, um rifle calibre 7,62 mm, semeadoras, telas e um gerador, elementos que apoiaram a logística do esquema.
Golpe econômico para o tráfico de drogas
A quantidade total de drogas destruídas representa uma perda de lucros de aproximadamente US$ 1.440.000 para estruturas criminosas, considerando o valor médio da maconha no mercado brasileiro.
Impacto estratégico
A Operação “RAINHA” marca um golpe de alto impacto para as organizações criminosas transnacionais que usam a fronteira como plataforma para a produção e o tráfico de drogas, demonstrando a capacidade do Estado paraguaio de intervir com força combinada por ar, terra e água.