Na próxima terça-feira (21), numa indicação do vereador Sérgio Nogueira a Câmara Municipal de Dourados estará homenageando o Projeto Amigos do Peito, que há 22 anos vem desenvolvendo um belíssimo trabalho em prol das pessoas que sofrem com o câncer, oferecendo acolhimento e contribuições, em especial àquelas mulheres, que passam pela mastectomia, às quais é oferecida, entre outras coisas, a prótese.
Coordenado por Iracema Pereira Limberger, o grupo conta com voluntários comprometidos em levar solidariedade, autoestima e fé às pessoas que enfrentam o câncer. Desde a sua criação, em 2003, o Amigos do Peito realiza ações que transformam o cuidado em gesto de amor, produzindo e distribuindo gratuitamente próteses mamárias artesanais, turbantes, lenços, perucas e outros itens voltados ao bem-estar de pacientes em tratamento.

Conforme explica Iracema, “tudo começou a partir da confecção de um bojo no formato de uma mama, desenvolvido para mulheres mastectomizadas, em parceria com a empresária Marta Campos. Com o tempo, o projeto expandiu suas atividades e passou a oferecer outros itens de apoio, como as almofadinhas pós-cirúrgicas – as “naninhas” e o Polvinho do Bem — que são polvos de crochê terapêuticos, criados para acalmar recém-nascidos, principalmente os prematuros internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. Esta iniciativa surgiu na Dinamarca em 2013, se espalhou por hospitais ao redor do mundo, sendo confeccionado aqui por voluntárias do “Amigos do Peito”, que se em grupo embaixador dessa causa no Brasil”, completou.
O grupo mantém também um ateliê solidário e o Bazar da Felicidade, localizado na Rua Monte Alegre, nº 5645, Jardim Guanabara, próximo ao Mercado Pérola. “É através do bazar que o projeto arrecada fundos para manter suas ações, e por isso, doações de roupas, calçados, brinquedos e outros itens são sempre muito bem-vindas”, ressalta Iracema.
A homenagem da Câmara Municipal de Dourados no próximo dia 21 de outubro é uma indicação do vereador Sérgio Nogueira, em reconhecimento a esse importante trabalho social desenvolvido pelo grupo ao longo dos anos.

O Amigos do Peito há 22 anos segue firme em sua missão de “ajudar sem olhar a quem”, espalhando esperança e transformando vidas através do voluntariado e da fé. Para o desenvolvimento de todas essas ações, Iracema faz questão de agradecer ao colaboradores e parceiros, entre eles Marta Campos (Underwear), Hospital do Amor, Oncologia/CACEMS, ACCGD (Cida), RFCC (Valderez Oliveira), Gráfica Seriema (Jairo), Casa Rocha (Da. Bete), Publiaço (Mara), Kadma/Kampai, Pirâmide Uniformes, Brasil Cores (Celso), Encanto Modas (Júnior), Fort Gaz (Daiane), Geral Moto (Delay), Cleusa Aviamentos, Luís Magrini (pedreiro) e Laudelino Limberger (advogado).



