34.4 C
Dourados
sexta-feira, 24 de outubro de 2025

“Operação FakeCloud” investiga fraudes em três cidades do MS

Três cidades de Mato Grosso do Sul estão sendo investigadas pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate à Corrupção), após a deflagração, nesta quinta-feira (23/10), da “Operação Fake Cloud” para cumprir três mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão em Campo Grande, Corumbá e Itaporã. O objetivo é elucidar crimes de organização criminosa, fraude em contratações públicas, corrupção ativa e passiva. 

Foi constatado pelas investigações que um grupo criminoso vem fraudando processos de contratações públicas por dispensa de licitação, voltados ao fornecimento de licença de sistemas de backup de dados em armazenamento em nuvem para o Poder Executivo Municipal de Itaporã, desde 2022. Foi descoberto que após negociações ilícitas dos empresários com agentes públicos, diversos processos foram simulados e direcionados para beneficiar determinada empresa, mediante propostas fictícias e exigências técnicas previamente elaboradas para restringir a concorrência.

Segundo apurado, o papel dos agentes públicos, em conluio com os empresários, consistia em fornecer informações privilegiadas e organizar a fraude procedimental, com vistas ao sucesso do grupo criminoso, em contrapartida a constantes recebimentos de vantagens indevidas.

Leia também

Últimas Notícias