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sábado, 6 de dezembro de 2025

Porto de Paranaguá bate recorde no embarque de milho com novo calado

Ampliação do calado eleva capacidade de navios e produtividade do porto

O Porto de Paranaguá, no Paraná, registrou um novo recorde de embarque de milho com a atracação do navio MV Minoan Pioneer, que transportou 77 mil toneladas na primeira semana de dezembro. O desempenho é resultado da recente ampliação do calado operacional, que passou de 13,1 m para 13,3 m em berços destinados a granéis sólidos.

Segundo a Portos do Paraná, o aumento de 20 centímetros permite que cada embarcação transporte até 1,5 mil toneladas a mais, aumentando a eficiência e a competitividade do porto para exportações.

“Nosso objetivo é receber navios maiores, capazes de embarcar mais mercadorias, mantendo a excelência no atendimento. Este recorde é prova de que estamos no caminho certo”, afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Milho lidera movimentação e supera volume de 2024

Entre janeiro e novembro de 2025, os granéis sólidos, especialmente milho, registraram crescimento expressivo nos portos paranaenses. Foram movimentadas 4,57 milhões de toneladas, um aumento de 351% em relação ao mesmo período de 2024 (1,01 milhão de toneladas).

O aumento da produtividade está ligado a safras recordes e à demanda internacional crescente, especialmente de países da Ásia e do Oriente Médio. No cenário nacional, o Brasil deve fechar 2025 com mais de 140 milhões de toneladas colhidas, das quais aproximadamente 40 milhões serão exportadas, com grande parte embarcada em Paranaguá.

A possibilidade de navios mais carregados, aliada à eficiência operacional, consolida o Porto de Paranaguá como ponto estratégico para o agronegócio brasileiro no mercado internacional”, destaca Gabriel Vieira, diretor de Operações Portuárias.

Canal de Acesso: próximo passo para aumentar calado e capacidade

O recorde alcançado pelo MV Minoan Pioneer é apenas uma prévia do que está por vir com a concessão do Canal de Acesso. O leilão realizado em outubro na B3 deu a operação do canal ao Consórcio Canal da Galheta Dragagem (FTS Participações, Deme Concessions e Deme Dredging), que investirá R$ 1,2 bilhão nos cinco primeiros anos.

Entre os compromissos da concessionária está o aprofundamento do canal, que permitirá aumentar o calado para 15,5 metros, acrescentando capacidade de até 14 mil toneladas de granéis sólidos ou mil contêineres por navio. O canal, com 34,5 km de extensão, também terá manutenção regular garantida pelo consórcio, assegurando eficiência e segurança operacional a longo prazo.

Impactos estratégicos para o agronegócio brasileiro
  • Maior eficiência logística: navios mais carregados reduzem o custo por tonelada;
  • Capacidade para grandes safras: essencial para anos de produção recorde;
  • Competitividade internacional: amplia o fluxo para mercados de grande demanda;
  • Planejamento de longo prazo: concessão garante manutenção e estabilidade do canal.

O Porto de Paranaguá se consolida assim como hub estratégico do agronegócio brasileiro, com capacidade de atender à crescente demanda por grãos e consolidar a presença do Brasil no mercado internacional.

Fonte: Portal do Agronegócio

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