Iniciativas educativas, mobilização comunitária e parcerias estratégicas alcançam 11 municípios e reforçam o compromisso com saúde, sustentabilidade e agenda ESG
Em 2025, a Sanesul reforçou seu compromisso socioambiental com a realização de ações educativas voltadas à orientação da população sobre o uso adequado dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, contribuindo diretamente para a promoção da saúde e da qualidade de vida nas comunidades onde atua.
No caminho da universalização dos serviços de saneamento, a empresa reconhece que a sensibilização, o envolvimento e a participação da sociedade são fundamentais. Com foco na responsabilidade social, a Sanesul desenvolve ações de educação ambiental e projetos de trabalho técnico-social, voltados à mobilização e ao engajamento comunitário. Todas essas iniciativas são planejadas e executadas pela Gerência de Meio Ambiente.
Nos projetos, as atividades de mobilização da população foram realizadas nas áreas de implantação das obras e incluíram visitas domiciliares, plantões sociais, palestras, cursos e oficinas educativas. Durante essas ações, os moradores receberam orientações sobre preservação ambiental, saúde pública e saneamento básico, com ênfase no uso racional da água e no correto funcionamento do sistema de esgotamento sanitário.
A empresa também promoveu eventos em escolas, alcançando um expressivo número de estudantes. Por meio de apresentações teatrais e outras atividades lúdicas, os alunos foram sensibilizados sobre a importância do saneamento e da proteção ao meio ambiente, contribuindo para a formação de valores e atitudes voltados à conservação ambiental.
Como forma de fomentar o desenvolvimento socioeconômico das comunidades atendidas, a Sanesul ofereceu dez cursos de geração de renda, com o objetivo de ampliar oportunidades profissionais e promover a melhoria da renda de famílias em situação de vulnerabilidade social.
Além disso, houve investimento na aquisição de materiais educativos, como cartilhas, jogos, garrafas squeeze, copos e canecas, distribuídos à população e a estudantes.

Materiais institucionais — como painéis, tenda e mascotes — também foram utilizados para divulgar a atuação da Sanesul em feiras e eventos realizados em diversos municípios.
Ao todo, as ações contemplaram 11 municípios: Bonito, Miranda, Corumbá, Nova Andradina, Ivinhema, Selvíria, Naviraí, Caarapó, Laguna Carapã, Novo Horizonte do Sul e Ponta Porã.
Além das ações nos municípios do interior, na capital a Sanesul participou de duas edições do Drive Thru da Reciclagem, em parceria com a Agência Estadual de Regulação (AGEMS) e a Ambiental MS Pantanal. A iniciativa levou à comunidade informações e orientações sobre o sistema de esgotamento sanitário, reforçando a importância do descarte correto de resíduos e da preservação ambiental.
A empresa também promoveu ações especiais em datas estratégicas, como o Dia Mundial da Água e o Dia do Meio Ambiente, celebrados nos meses de março e junho, respectivamente. Nesse período, a Sanesul apoiou iniciativas de educação ambiental desenvolvidas pelas Gerências Regionais, bem como por Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Educação de prefeituras de Mato Grosso do Sul, com a distribuição de aproximadamente 15 mil cartilhas educativas.
Para o próximo período, a Sanesul reforçará as ações socioambientais, com foco na integração da responsabilidade social e ambiental à agenda ESG, atualmente em fase de implantação, fortalecendo práticas sustentáveis e o engajamento com a sociedade.

Fonte: ACOM/SANESUL

