O primeiro voo aconteceu na manhã desta sexta-feira (19), na maior pista de aviação do hemisfério sul, que fica na planta da fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, no interior de SP
A subsidiária da Embraer, Eve Air Mobility, divulgou que o protótipo do carro voador desenvolvido pela empresa fez seu 1º voo nesta sexta-feira (19), no início nesta manhã na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, interior de São Paulo.
Popularmente chamados de carros voadores, os veículos são produzidos em Taubaté (SP) e estão em fase de testes, devendo entrar em operação em 2027.
O modelo tem capacidade para cinco pessoas e autonomia de 100 km, o que permite cobrir trajetos urbanos curtos, como conexões entre cidades e centros comerciais.
Atualmente, há cerca de 3 mil unidades do carro voador encomendadas, mas antes de operar, ainda precisam da certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Carro voador da Embraer faz primeiro voo — Foto: Divulgação/Eve
Segundo a Eve, o voo inaugural inicia a fase de testes de voo dos carros voadores. Os eVTOLs ainda precisam da certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar.
A empresa disse que, durante o voo do protótipo, foi verificada a integração dos oito propulsores e avaliado o gerenciamento de energia, além de poderem observar o nível de ruído emitido. Ainda segundo a Eve, o protótipo se comportou conforme o esperado.
A empresa vai fabricar seis protótipos para os testes e realizar “vários voos após o voo pairado desta sexta-feira, expandindo gradualmente para realizar voos totalmente desarmados ao longo de 2026”.
Popularmente chamados de carros voadores, os eVTOLs (veículos elétricos de pouso e decolagem vertical) são produzidos em Taubaté (SP), em uma planta com capacidade para fabricar até 480 unidades por ano. Os veículos continuam em fase de testes e devem entrar em operação em 2027.
O modelo tem capacidade para cinco pessoas (quatro passageiros e um piloto) e autonomia de 100 quilômetros, o que permite cobrir trajetos urbanos curtos, como conexões entre cidades e centros comerciais, por exemplo.
A Eve prevê iniciar as entregas dos eVTOLs em 2027, mesmo ano em que pretende começar as operações comerciais com os veículos elétricos de decolagem e pouso vertical.
A projeção da empresa é a de que a frota mundial de eVTOLs pode chegar a 30 mil unidades até 2045. A expectativa é que mais de 3 bilhões de passageiros sejam transportados nesse período.

Carro voador da Embraer faz primeiro voo — Foto: Divulgação/Eve
A empresa também estima que a operação e venda dos eVTOLs podem gerar receita de US$ 280 bilhões (mais de R$ 1,5 trilhão) até 2045.
No começo do mês, a empresa recebeu um empréstimo de R$ 200 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O valor é usado para trabalhar na fase de integração dos motores elétricos, além de fazer testes do protótipo para certificação do eVTOL, preparando o veículo para a campanha de testes para obtenção do certificado junto à Anac.

As diferenças entre helicóptero, eVTOL e avião elétrico — Foto: Daniel Ivanaskas/Arte g1
Fonte: g1


