Carga lícita era utilizada para ocultar aparelhos eletrônicos contrabandeados do Paraguai
Uma operação conjunta foi desencadeada pela Polícia Federal (PF) e pela Receita Federal na manhã desta quarta-feira (28), batizada como “Operação Spectrum”, visando desarticular uma organização criminosa especializada em descaminho e contrabando de mercadorias eletrônicas.
No total, nove mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nos municípios de Dourados (MS), Foz do Iguaçu (PR) e Trindade (GO), depois que as investigações foram iniciadas a partir de uma grande apreensão realizada pela Polícia Civil, quando cerca de 7 mil aparelhos eletrônicos, avaliados em aproximadamente R$ 7 milhões, foram encontrados escondidos em um compartimento clandestino de um caminhão frigorífico.
Apreensão milionária
As investigações tiveram início após uma grande apreensão realizada pela Polícia Civil, quando cerca de 7 mil aparelhos eletrônicos, avaliados em aproximadamente R$ 7 milhões, foram encontrados escondidos em um compartimento clandestino de um caminhão frigorífico.
O veículo transportava carne e utilizava a carga lícita como forma de dissimular o transporte das mercadorias ilegais, dificultando a fiscalização nas rodovias. A partir dessa apreensão, a Polícia Federal identificou a atuação de um grupo criminoso estruturado, responsável pela importação fraudulenta de produtos estrangeiros sem documentação fiscal.
Segundo a PF, as mercadorias eram ocultadas em cargas regulares e, após entrarem no país de forma ilegal, eram distribuídas para grandes centros urbanos, abastecendo o mercado clandestino de eletrônicos.
Investigações continuam
As investigações seguem em andamento para identificar todos os integrantes da organização criminosa, esclarecer completamente o funcionamento do esquema e apurar a existência de outros crimes relacionados, como lavagem de dinheiro e crimes contra a ordem tributária.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/4/B/l2i9SET1u7PIFOpEChrw/canva-2026-01-28t083528.882.png)
Fonte: g1


