Agremiações enalteceram ou criticaram políticos 26 vezes no Carnaval; petista é tema central de samba-enredo da Acadêmicos de Niterói; Lula é o político que mais vezes foi retratado por escolas de samba. Já apareceu no enredo de 3 desfiles e será homenageado pela 4ª vez neste domingo (15.fev.2026), agora pela Acadêmicos de Niterói.
Ao todo, 7 presidentes da República já foram retratados em desfiles de escolas de samba no Carnaval, mas Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o único presidente a ser tema central de um enredo em vida e ainda no exercício do mandato.
Agremiações de Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte já homenagearam ou criticaram 16 políticos diferentes, sendo que 8 foram o tema principal das apresentações, enquanto outros foram lembrados direta ou indiretamente em alas, fantasias, alegorias ou bonecos cenográficos.
Lula é o político que mais vezes foi retratado por escolas de samba. Já apareceu no enredo de 3 desfiles e será homenageado pela 4ª vez no domingo (15.fev.2026), agora pela Acadêmicos de Niterói, que estreia no Grupo Especial do Rio com o samba-enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. O petista será o 1º presidente em exercício a ser tema central de um desfile de Carnaval.
Getúlio Vargas (1882–1954) também já recebeu 3 enredos em sua homenagem, todos de escolas de samba do Rio. Juscelino Kubitschek (1902-1976) foi tema de um desfile da Mangueira, em 1981, com o enredo “de Nonô a JK”.
Nem todos os políticos lembrados na avenida foram retratados de forma positiva. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi criticado por 3 escolas durante seu mandato. Outras autoridades que viraram sátiras foram os ex-presidentes Fernando Collor e Michel Temer (MDB) e o deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), ex-prefeito do Rio.
Fonte: Poder360



