Foram apreendidos 4,1 m³ de madeira nativa extraída irregularmente
Policiais militares ambientais do 2º Batalhão de Naviraí, que realizavam uma incursão numa área de mata no município de Itaquiraí, realizou a apreensão de madeira serrada extraída ilegalmente em uma área de reserva legal naquele município. A ação ocorreu no âmbito da “Operação Biomas de Combate ao Desmatamento”.
Os policiais avistaram um indivíduo saindo de um veículo, que ao perceber a presença da guarnição, fugiu à pé, abandonando o automóvel carregado com diversos petrechos utilizados na extração e no beneficiamento de madeira. Apesar das buscas realizadas na região de vegetação densa, o autor não foi localizado naquele momento.

A equipe encontrou grande quantidade de madeira nativa já serrada, organizada em toras, palanques, caibros, vigas e pranchas. Após a realização da medição técnica, foi constatado um volume de 4,1 metros cúbicos de material lenhoso, extraído de forma irregular.
Todo o material apreendido, bem como os instrumentos utilizados no crime ambiental, foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Itaquiraí.
Posteriormente, o responsável pela atividade ilegal apresentou-se espontaneamente no quartel da PMA em Naviraí. Diante da infração confirmada, ele foi autuado administrativamente com base na Lei Federal nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) e no Decreto Federal nº 6.514/08, recebendo multa no valor de R$ 5.500,00.
Policial no local do crime – Foto: Polícia Militar Ambiental/Divulgação



