Treinamento tem como objetivo estimular o trabalho em conjunto das Forças Armadas brasileiras e das nações convidadas, para cenários de guerra irregular, guerra eletrônica, missões de paz e apoio humanitário
Dois grandes aviões cargueiros militares dos Estados Unidos estão em Campo Grande para participar do Exercício Conjunto Tápio (EXOP Tápio). Um deles pousou na noite dessa terça-feira (28), no Aeroporto Internacional Ueze Elias Zahran.
De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o exercício busca integrar militares do Brasil e de países convidados em simulações de guerra irregular, guerra eletrônica, missões de paz e ações humanitárias.
Os aviões são do modelo Boeing C-17 Globemaster III e pertencem à Guarda Aérea Nacional de Nova York. Eles trazem helicópteros e equipamentos para o treinamento, realizado a cada dois anos em Campo Grande.
O treinamento começa nesta quinta-feira (31) e segue até o dia 16 de agosto, com todas as atividades concentradas na Base Aérea de Campo Grande.
O EXOP Tápio 2025 também envolve veículos militares em operações como apoio aéreo aproximado, resgate em combate, infiltração aérea, lançamento de paraquedistas, evacuação médica e reconhecimento aéreo.
Fonte: g1