11 C
Dourados
terça-feira, 23 de junho, 2026

Com frio intenso, Prefeitura amplia cuidados com pessoas em situação de rua

Com a ampliação das ações de inverno, administração municipal reforça seu compromisso com a solidariedade, a inclusão social e o cuidado com aqueles que se encontram em situação de maior vulnerabilidade

Com a chegada das baixas temperaturas, a Prefeitura de Dourados tem intensificado as ações de acolhimento e assistência voltadas às pessoas em situação de rua, principalmente, reforçando o compromisso com a proteção social e a dignidade humana durante o período mais frio do ano.

As equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social ampliaram as abordagens nas ruas, oferecendo orientação, encaminhamento para serviços de acolhimento, alimentação, cobertores e atendimento especializado para quem mais precisa. A iniciativa busca garantir segurança, conforto e acesso aos serviços públicos, especialmente nos dias em que os termômetros registram temperaturas mais baixas.

Um dos principais pontos de apoio é o Centro Pop, onde os usuários chegam logo nas primeiras horas da manhã para tomar banho, lavar roupas, realizar a higiene pessoal e receber alimentação. O espaço também oferece atendimento técnico e acompanhamento social, contribuindo para a promoção da cidadania e da inclusão social.

Com frio intenso, Prefeitura amplia cuidados com pessoas em situação de rua

Recentemente, as pessoas atendidas pelo serviço também receberam repelentes com protetor solar, uma medida que visa reforçar os cuidados com a saúde e a prevenção de doenças, além de oferecer proteção durante a permanência em espaços abertos e deslocamentos pela cidade. Os repelentes foram doados à prefeitura pela filial da Cruz Vermelha Brasileira em Dourados, como medida de prevenção à chikungunya.

A Casa da Acolhida, instituição de apoio e proteção integral de acolhimento às famílias e indivíduos em situação de alta vulnerabilidade pessoal e social, tem sido referencial no atendimento, principalmente, de imigrantes que buscam oportunidades em Dourados. Como ‘casa de passagem’, o local oferece em seus serviços, além do acolhimento para pernoite e higiene pessoal, café da manhã, almoço e jantar.

A secretária municipal de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon, conta que as ações para o período de frio intenso vêm sendo planejadas desde abril, com o fortalecimento da campanha do agasalho, ampliação de vagas para pernoite e reforço das abordagens em parceria com a Guarda Municipal. “Nós pensamos na população de rua, que é a que mais sofre com as temperaturas baixas. Por essa razão, intensificamos a parceria que nós temos com a Guarda Municipal para distribuição de cobertores, ampliamos leitos para pernoite na Casa da Acolhida”, enfatizou.

Segundo a secretária, o município também avança na construção do Plano Municipal para a População em Situação de Rua, o programa “Ruas Visíveis”, além de ampliar o acesso ao Cadastro Único e promover encaminhamentos para oportunidades de trabalho e inclusão social. “O prefeito Marçal Filho acabou de assinar esse convênio com o governo federal e nós teremos uma política pública voltada a essa população de rua que a cada dia mais tem chegado em nosso município”, completa. 

De acordo com a secretária, a população também pode colaborar informando sobre pessoas que necessitem de atendimento, por meio dos canais disponibilizados pela Prefeitura. As informações permitem que as equipes realizem abordagens e ofereçam os serviços disponíveis de forma rápida e humanizada.

Leia também

Últimas Notícias