11 C
Dourados
terça-feira, 23 de junho, 2026

Ex-governador de Mato Grosso do Sul, Marcelo Miranda, morre aos 87 anos

Engenheiro e político estava internado há cerca de 20 dias em Campo Grande devido a complicações de saúde; legado inclui obras estruturantes que consolidaram a criação do Estado

Faleceu na manhã desta quarta-feira (23), aos 87 anos, o ex-governador de Mato Grosso do Sul e ex-prefeito de Campo Grande, Marcelo Miranda. A informação foi confirmada por familiares ao site Capital News.

Segundo os relatos, o político enfrentava problemas de saúde e estava internado há cerca de 20 dias no Hospital Unimed, na capital sul-mato-grossense, após ser diagnosticado com pneumonia. A família informou ainda que Marcelo Miranda vinha sofrendo com complicações renais e cardíacas. Até o fechamento desta reportagem, não haviam sido divulgadas informações sobre o local e o horário do velório e do sepultamento.

Uma trajetória marcada pelo pioneirismo e infraestrutura

Formado em Engenharia na cidade de Uberaba (MG), Marcelo Miranda ingressou no cenário político após ser convidado por Pedro Pedrossian e Levy Dias para disputar o Executivo da capital.

  • Prefeitura de Campo Grande (1977–1978): À frente do município, idealizou o Projeto Cura, um programa robusto voltado a investimentos em infraestrutura urbana que expandiu o abastecimento de água, a pavimentação de vias e a construção de unidades escolares.
  • Governo do Estado (1979–1980): Com a divisão territorial e a consequente criação de Mato Grosso do Sul, Miranda assumiu o comando do Executivo estadual, tornando-se peça-chave no processo de estruturação administrativa da nova unidade federativa.

Principais marcas da gestão estadual:

  • Implantação de uma linha de transmissão de energia elétrica de aproximadamente 400 quilômetros ligando Campo Grande a Corumbá.
  • Incentivo à emancipação e criação de 15 novos municípios.
  • Investimento maciço na pavimentação de rodovias estratégicas para o escoamento e desenvolvimento regional.

Legado na Engenharia e na Administração Pública

Além dos cargos eletivos, o engenheiro teve participação ativa em grandes obras do Centro-Oeste, como a construção da Usina Hidrelétrica de Jupiá, localizada na divisa entre Três Lagoas (MS) e Castilho (SP).

Mais tarde, o ex-governador assumiu a liderança do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), onde coordenou um amplo programa rodoviário responsável pela abertura de cerca de 4.500 quilômetros de estradas vicinais — vias que se provaram fundamentais para a integração econômica e social de diversas regiões produtoras do Estado.

Reconhecido por lideranças políticas e pelo setor de engenharia, Marcelo Miranda deixa uma biografia indissociável da história de consolidação e emancipação de Mato Grosso do Sul.

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP) decretou luto oficial em todo Estado por três dias.

Fonte: Canal Daqui

Leia também

Últimas Notícias