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sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Embraer realiza 1º voo do protótipo do carro voador produzido em Taubaté

O primeiro voo aconteceu na manhã desta sexta-feira (19), na maior pista de aviação do hemisfério sul, que fica na planta da fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, no interior de SP

A subsidiária da Embraer, Eve Air Mobility, divulgou que o protótipo do carro voador desenvolvido pela empresa fez seu 1º voo nesta sexta-feira (19), no início nesta manhã na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, interior de São Paulo.

Popularmente chamados de carros voadores, os veículos são produzidos em Taubaté (SP) e estão em fase de testes, devendo entrar em operação em 2027.

O modelo tem capacidade para cinco pessoas e autonomia de 100 km, o que permite cobrir trajetos urbanos curtos, como conexões entre cidades e centros comerciais.

Atualmente, há cerca de 3 mil unidades do carro voador encomendadas, mas antes de operar, ainda precisam da certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Embraer realiza 1º voo do protótipo do carro voador produzido em Taubaté

Carro voador da Embraer faz primeiro voo — Foto: Divulgação/Eve

Segundo a Eve, o voo inaugural inicia a fase de testes de voo dos carros voadores. Os eVTOLs ainda precisam da certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar.

A empresa disse que, durante o voo do protótipo, foi verificada a integração dos oito propulsores e avaliado o gerenciamento de energia, além de poderem observar o nível de ruído emitido. Ainda segundo a Eve, o protótipo se comportou conforme o esperado.

A empresa vai fabricar seis protótipos para os testes e realizar “vários voos após o voo pairado desta sexta-feira, expandindo gradualmente para realizar voos totalmente desarmados ao longo de 2026”.

Popularmente chamados de carros voadores, os eVTOLs (veículos elétricos de pouso e decolagem vertical) são produzidos em Taubaté (SP), em uma planta com capacidade para fabricar até 480 unidades por ano. Os veículos continuam em fase de testes e devem entrar em operação em 2027.

O modelo tem capacidade para cinco pessoas (quatro passageiros e um piloto) e autonomia de 100 quilômetros, o que permite cobrir trajetos urbanos curtos, como conexões entre cidades e centros comerciais, por exemplo.

A Eve prevê iniciar as entregas dos eVTOLs em 2027, mesmo ano em que pretende começar as operações comerciais com os veículos elétricos de decolagem e pouso vertical.

A projeção da empresa é a de que a frota mundial de eVTOLs pode chegar a 30 mil unidades até 2045. A expectativa é que mais de 3 bilhões de passageiros sejam transportados nesse período.

Embraer realiza 1º voo do protótipo do carro voador produzido em Taubaté

Carro voador da Embraer faz primeiro voo — Foto: Divulgação/Eve

A empresa também estima que a operação e venda dos eVTOLs podem gerar receita de US$ 280 bilhões (mais de R$ 1,5 trilhão) até 2045.

No começo do mês, a empresa recebeu um empréstimo de R$ 200 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O valor é usado para trabalhar na fase de integração dos motores elétricos, além de fazer testes do protótipo para certificação do eVTOL, preparando o veículo para a campanha de testes para obtenção do certificado junto à Anac.

Embraer realiza 1º voo do protótipo do carro voador produzido em Taubaté

As diferenças entre helicóptero, eVTOL e avião elétrico — Foto: Daniel Ivanaskas/Arte g1

Fonte: g1

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