Primeiro papa notye-americano da história, aos 69 anos, ele é também o 1º pontífice vindo de um país de maioria protestante. Prevost construiu grande parte de sua trajetória na América Latina, especialmente o Peru. De perfil discreto, ele evita holofotes e é tido como reformista, alinhado ao Papa Francisco.
Uma multidão de clérigos e funcionários da União Teológica Católica de Chicago explodiu em júbilo quando o recém-eleito Papa Leão caminhou até a sacada do Vaticano nesta quinta-feira (8), cerca de quatro décadas depois de se formar na escola South Side.
Foi uma “explosão de entusiasmo e aplausos que tomou conta da sala… muitos de nós estávamos simplesmente incrédulos e não conseguíamos encontrar palavras para expressar nossa alegria, nosso orgulho”, disse a irmã Barbara Reid, presidente da escola de teologia.
Reid disse que a sala começou a rezar pelo Papa Leão, que se formou na escola em 1982 com mestrado. “Somos imensamente gratos pelo serviço extraordinário que ele prestou à igreja por tantos anos”, disse ele.
Reid o descreveu como uma pessoa afetuosa e perceptiva, capaz de ouvir pessoas de todas as esferas da vida. “Ele é uma pessoa que inspira confiança”, disse ela.
A crise financeira do Vaticano
Esta foi uma das últimas dores de cabeça do Papa Francisco.Três dias antes de sua hospitalização em fevereiro, ele ordenou a criação de uma nova comissão de alto nível para incentivar doações ao Vaticano, que enfrenta um déficit orçamentário e crescentes passivos para seu fundo de pensão.
Embora o Vaticano não publique um relatório orçamentário completo desde 2022, o último conjunto de contas, aprovado em meados de 2024, incluiu um déficit de 83 milhões de euros (US$ 94 milhões), disseram duas fontes à Reuters.
O déficit no fundo de pensão foi estimado em cerca de 631 milhões de euros pelo czar das finanças do Vaticano em 2022. Não houve nenhuma atualização oficial sobre esse número, mas várias fontes disseram à Reuters que acreditam que ele aumentou muito.
Em termos de disputas doutrinárias, Francisco criou duas comissões para considerar a ordenação de mulheres como diaconisas, que são ministras como padres, mas não podem celebrar missa. Uma das comissões ainda não concluiu seu trabalho.
Francisco também permitiu que padres abençoassem casais do mesmo sexo, caso a caso.
Origem
Nascido em Chicago, em 14 de setembro de 1955, Prevost construiu grande parte de sua trajetória religiosa na América Latina, especialmente no Peru. Foi lá que se destacou até alcançar os cargos mais altos da Cúria Romana. Entrou para a vida religiosa aos 22 anos. Formou-se em teologia na União Teológica Católica de Chicago e, aos 27, foi enviado a Roma para estudar direito canônico na Universidade de São Tomás de Aquino.
Foi ordenado padre em 1982 e, dois anos depois, iniciou sua atuação missionária no Peru — primeiro em Piura, depois em Trujillo, onde permaneceu por dez anos, inclusive durante o governo autoritário de Alberto Fujimori. Prevost chegou a cobrar desculpas públicas pelas injustiças cometidas no período.
Em 2014, foi nomeado administrador da Diocese de Chiclayo, no Peru, cargo em que foi ordenado bispo e permaneceu por nove anos. Nesse período, enfrentou a principal crise de sua trajetória: em 2023, três mulheres acusaram Prevost de acobertar casos de abuso sexual cometidos por dois padres no Peru, quando elas ainda eram crianças.